Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Encontrando Deus"

Graça e Paz da parte de Deus à todos!!

Neste dia, depois de outros em oração, senti em meu coração a NECESSIDADE de está escrevendo sobre este tema. Vamos ao texto bíblico...

"Então me invocareis e chegareis a mim para orar, e Eu vos darei toda a atenção. Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jr. 29:12-13).

O contexto bíblico, revela o exílio do povo de Deus por Nabucodonosor, rei da Babilônia. O profeta Jeremias, escreve de Jerusalém aos anciãos e líderes, que ainda viviam entre os exilados, como também aos profetas e sacerdotes, assim também, como a todo o povo, no cativeiro (v.1). Na carta continha orientações da parte do Eterno, o Deus Todo-Poderoso, as quais são: a) edificar casas e habitar nelas; b) plantar e comer; c) casar e gerar muitos filhos; d) escolher esposas para seus filhos e dá as suas filhas em casamento; e) multiplicar-se; f) buscar a prosperidade da cidade, para onde haviam sido transportados; g) orar ao SENHOR em favor da cidade, pois o progresso dela seria a prosperidade do povo de Deus; h) não se deixarem enganar pelos "profetas" que habitavam entre eles, que falavam em Nome do SENHOR, porém o Eterno não os haviam enviados (vv.5-9).
Mesmo Deus entregando o seu povo para o cativeiro, Ele tinha um Plano, e apenas Ele sabia - fazer o seu povo prosperar e dar a esperança de um futuro melhor (v11).
A desobediência ao SENHOR, resultou em um processo muito doloroso para o povo de Israel, pois por inúmeras vezes, o Eterno, os falara. Pelas madrugadas levava os seus profetas às praças, para assim anunciarem a Sua Palavra, mas o povo não deu crédito. Abusaram da misericórdia do SENHOR! Se prostituíram com outros deuses. O cativeiro foi uma ferramenta usada por Deus tratar com seu povo. Em meio a tanta rebeldia do povo, o Eterno tinha um Plano. Mesmo em meio ao sofrimento causado pelo cativeiro ao povo, Deus não os deixaria morrer ali, pois Ele zelava por eles, mesmo estado eles em uma terra estranha. Babilônia, a terra da idolatria, e Deus, o Único, que passeava livremente por suas ruas e praças, guardando cada um dos seus filhos. Choro de alegria quando reflito nesta história, pois vejo o AMOR do SENHOR para com o seu povo, o Zelo do Eterno pelos seus. Ele entrou em fornalha; enviou anjos na cova dos leões; fez o seu povo prosperar numa terra estranha. O cativeiro tinha um tempo determinado, 70 anos, a pós cumprido esse tempo, o povo voltaria para a sua terra natal, pois o Soberano Deus, havia lhes prometido (v.10). Dá um futuro melhor, era o Plano de Deus para o seu povo, ao regressarem à sua terra natal. Agora, sem "ídolos" interferindo no relacionamento de Israel com Deus, o povo iria se chegar à Ele em oração, e o SENHOR os daria atenção. Ao buscarem o Eterno de TODO o coração, iriam O encontrar.  

Quando volto no tempo, ao contexto do cativeiro, vejo o cuidado de Deus para com seu povo, mesmo este estando numa terra estranha e idólatra. Vejo ao mesmo tempo de o SENHOR os castiga pelos seus muitos pecados, a Sua misericórdia e bondade, pois mesmo em meio a constantes oscilação do povo na fé, o Eterno sempre o atraia para Si. Ao retornar ao NOSSO contexto, não vejo mudança alguma na forma de Deus trabalhar, pois Ele não muda. Quantas vezes, devido as nossas práticas pecaminosas, somos "disciplinados" pelo Pai, pois é assim que Ele trata seus filhos, isso por AMOR. Enquanto Ele nos disciplina. nos ensina. Assim como a Israel, o SENHOR não quer que em meio ao "cativeiro", que muitas vezes estamos, penduremos as nossas harpas nos salgueiros, sentemos à margem dos "rios" da vida, e choremos. Não! Ele nos orienta, assim como o fez ao seu povo, Israel. Construam! Orem neste cativeiro que vocês estão! Prosperem! Multipliquem! O meu Plano para a vida de vocês é de paz, não de mal. Mas... Me busquem de todo o vosso coração, pois assim me encontrareis.

Meus caros leitores, Deus está a tratar conosco segundo o Seu propósito! 
DEUS SABE O QUE FAZ! Quando Ele te der uma orientação, não questione, siga à risca, Ele sabe o que está fazendo. lembre-se: HÁ UM PLANO NO CORAÇÃO DE DEUS, CONFIE NELE.

Um imenso abraço à todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *