Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

domingo, 15 de março de 2015

"MULHERES CHAMADAS POR DEUS"

Graça e Paz da parte do Eterno e Soberano Deus!!
"Nesta época, Débora, uma profetiza, casada com Lapidote, julgava e liderava Israel." (Jz 4:4) (BKJ Atualizada)
Quero te pedir que leia com muita atenção, pois este post vai te ajudar neste momento de dificuldades na tua lidernaça.
Quero iniciar este post com uma experiência pessoal. Quando me converti ao SENHOR tinha 15 anos de idade, e em pouco tempo, o Eterno começou a trabalhar na minha vida mostrando a sua chamada - MINISTRAR O EVANGELHO DO SENHOR JESUS. Um certo dia, já com os meus 22 anos, era professora de EBD - Escola Bíblica Dominical -, e ensinava a adolescentes (meninas). Nesse dia, era um sábado e, era estudo para os professores, eu estava numa sala junto com outras professoras que ensinavam de infanto juvenil à crianças, enquanto isso, na igreja, estavam discutindo, pois um obreiro havia criticado o fato de o presbítero ter me dado oportunidade para pregar, e outra, por eu ter lido a leitura oficial. Quando saio da sala, que entro no templo, as irmãs estavam muito chateadas, pois o mesmo, havia dito que mulher só servia para dirigir fogão. Fiquei um pouco triste, pois o presbítero que havia me dado a oportunidade, foi muito criticado, então me senti culpada. Na semana seguinte, este mesmo obreiro que causou no sábado, estava escalado junto a outro para o culto de oração, ambos não puderam chegar por motivos justos, nesse momento não havia um obreiro se quer para realizar a obra. A zeladora da igreja, veio até mim e pediu que eu tomasse a ferente e realizasse o culto. Não pensei duas vezes, fui. O Eterno operou gloriosamente, para honra e glória do Seu Nome. No dia seguinte, compareci na secretaria para justificar a minha atitude, logo, o dirigente, me disse: "Irmão Cristiane, a senhora fez bem. A obra não podia parar. Isso que aconteceu, é só uma das muitas experiências até aqui.
Nenhuma liderança é fácil. Desde liderar o departamento infantil à liderar igreja. Quando falamos de liderança feminina ou o chamado feminino, muito me alegro, pois vemos o Eterno usanso mulheres na propagação do Seu Reino. Embora alguns critiquem, digam que isso não existe, que Deus não chamou mulheres para liderar, se Deus não chamou, porque então a obra prospera? Sabemos que é Deus quem opera, mas se não foi Ele quem levantou muitas mulheres para liderar, então porque Ele opera? Só o SENHOR para nós responder.
Já falei sobre Débora em outra oportunidade, mas não como uma líder, hoje quero dividir com vocês, um pouco do que aprendi com esta - líder:
1. Ela liderou a Israel em tempos difíceis - Precisamos entender que, toda liderança só reconhecida se boa ou ruim, em tempos difíceis. Não pense que Deus te chamou para viver uma vida folgada, cheia de regalias, não. Ele te chamou para você liderar em tempos de calamidades, porém, Ele é contigo. É Ele quem te dará estratégias neste momento. Israel havia cometido o que o Eterno, Soberanno Deus, não se agradava, por isso, o SENHOR os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã, e esse, subjugou a Israel por 20 anos. Foi, nesse período, que Deus levantou Débora, mulher profetiza, para liderar/julgar o seu povo, Israel.
2. Quando era procurada pelo povo, era achada - A bíblia nos revela que os filhos de Israel, costumavam vir até ela para que ajuizasse as suas causas (Jz 4:5). Havia uma tamareira onde Débora se sentava debaixo, e recebia o povo. Ela não recebia o povo em "casa", mas havia esse lugar onde ela recebia o povo e os ouvia. Esse ponto é muito importante, existem líderes que em vez de resolver questões que são referentes à obra, na igerja, levam para casa. Por exemplo: houve um problema entre duas irmãs, uma corre e vai na casa da líder e fala um monte de coisas. A líder liga imediatamente para a outra da situação, e pede que ela vá à sua casa, pois tem um problema para resolver e tem que ser naquela hora. A irmã chega, e em vez de resolver, piorou, pois até o marido, os filhos, a sogra, da líder entraram no problema. E aí, era melhor na igreja ou em casa? Existem casos e casos, porém o que você puder fazer para evitar isso faça. O que referente à obra de Deus resolva na Casa de Deus. Ressaltando: existem casos e casos. Outra coisa, tem líder que quando vão a procura dela para resolver questões, aconselhar, etc., não é encontrada. A partir do momento que abraço o chamado do SENHOR, tenho que entender que abraço o POVO.
3. Ela tinha a Palavra do SENHOR - Débora tinha comunhão com o Eterno. Conhecia a Voz de Deus. Ela falava com Deus e, Ele fala com ela. Um certo dia, ela manda chamar Baraque, que era da tribo de Naftali. Quando ele chegou, ela lhe declara: "Yahweh, Deus de Israel, em verdade te ordena: 'Prepara-te! Toma contigo dez mil homens dentre os filhos de Naftali e os filhos de Zebulom e vai ao monte Tabor." (Jz 4:6) BKJ Atualizada. Débora não estava na liderança do povo apenas para ouví-los, mas também para falar. As palavras transmitidas por ela não era apenas conselhos humanos, que partia do seu próprio coração, mas tmabém ela lhes anunciava a Palavra que vinha do SENHOR. Não significa dizer que ela "profetiza das 24h", não, mas ela tinha na sua boca e no seu coração a Palavra de Deus. Tem líder que você senta com ela e, sinceramente, não tem mensagem, ou seja, ela senta fala de todo mundo, bem e mal, mas quando você começa a falar sobre a Palavra do SENHOR, ela fica perdida, pois não busca o conhecimento do Soberano. Líderes que deixam a desejar, tem nome de líder, mas na verdade, não o é.
Me permitam falar mais uma experiência pessoal: conheci um pastor, e sempre que ía em sua casa junto com minha filha, viajavamos dentro das Escrituras Sagradas, e sua esposa só ouvia. Um certo dia, não diferente dos outros, estavamos falando da obra de Deus, da Sua Palavra, quando a esposa do pastor se retirou e foi para a cozinha. Lá, ela conversando com a sua filha e a minha, disse: "a irmã Cristiane só fala da bíblia, toda vez que chega aqui." Minha filha me contou, eu respondi: "Se eu tivesse chegado lá e conversado sobre a casa de fulana, o marido de beltrana, ela tinha participado claramente da conversa.
Você precisa entender que as pessoas que estão a sua volta espera de você. Sabemos que nada temos se não vier de Deus, mas é isso, as pessoas esperam sempre, que venha algo de Deus atraves de você. Uma palavra, um gesto, uma postura. Acredite, Deus te chamou para você levar a Palavra dEle. Para isso, é preciso que estejas em comunhão com o SENHOR. É preciso que você esteja sempre na brecha, para que, quando o SENHOR olhar para ela te veja lá. Não espere Deus está à sua disposição, como muitos líderes fazem: "Eu determino e Deus assina em baixo." Não é bem assim. Se ponha na posição de serva e diga: es-me aqui, envia-me a mim.  
4. Ela tinha a confiança do povo - O SENHOR havia dito a Baraque: "Eu os entregarei em tuas mãos e tu vencerás" (Jz 4:7). Deus assegura a Baraque que iria entregar em suas mãos o exercíto de Jabim, o qual Sísera era chefe, porém ele rogou a Débora que ela fosse com ele, pois se enão fosse, ele não marcharia (4:8). Atenção: a atitude de Baraque não significa que ele não creu na Palavra do SENHOR, mas ele pediu que Débora estivesse presente neste momento, que seria especial para os filhos de Israel. Minha querida, glorifique ao SENHOR, pois se contam contigo para um determinado fim, é porque vê o SENHOR em ti. Não tenha medo, se Deus determinou, Ele vai te honrar nesta empreitada. O Eterno, Soberano, e Poderoso Deus, será glorificado através da tua vida. Imagine: uma pessoa na igreja chega e te convida para lhe ajudar numa "guerra", você vai fugir? E se Deus te levantou para "comprar" as causas dos outros? Deus é tremendo minha amada, entre nessa causa, Deus vai te usar nela, e a vitória dessa pessoa também será a tua. Em nome de Jesus! 
5. Era uma líder de coragem - Ao ser convidada por Baraque para a guerra, ela não exitou, foi (4:9). Ainda tem gente que diz que "guerra" é coisa de homens. Será? Diante disso, você tem dúvida? Para encarar uma guerra, não tem gênero, só basta ser convocado pelo SENHOR DOS EXERCÍTOS. Ela não era do tipo que quando as coisas apertavam abandonava a "obra". Tem muitas que na primeira dificuldade já chega para o pastor e já quer entregar o departamento, porque é muito difícil, o povo é complicado para trabalhar, bom, é monte de desculpas. Essa, acredite, não foi chamado pelo SENHOR. Minhas amadas e queridas irmãs, fazer a obra de Deus não é fácil, é verdade, mas permaneçam firmes e constantes na obra do SENHOR, cientes de que Ele estará com vocês. Por mais difícil que seja, foi a você que Ele confiou este negócio. É nirmal, sim, o medo, o desepero bater, mas recoar não. Se está com medo, pois existe sim uma pressão constante, psicológica, familiar, dos demais líderes que estão juntos a você, mas busque ao SENHOR, que te ajudará superar os medos e te levar ao campo de batalha, para de lá voltares entoando o Cântico de Vitória. Aleluia!!
Concluo este post dizendo: ACREDITEM NA CHAMADA DE DEUS NA VIDA DE VOCÊS!
Por mais que digam que você não é capaz, lembre-se, quem te chamou não foi o homem, FOI DEUS!!
O SENHOR as abençoe sempre, e que vocês exerçam um ministério próspero, com humildade, verdade, amor, e fidelidade para com Deus e os homens!!
Um imenso abraço!
Até a próxima... Se Deus quezer!! =)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *