Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"A Missão ainda não terminou..."

Graça e a Paz do Eterno!! =)

Texto de hoje...

"O Anjo do SENHOR veio pela segunda vez, tocou e lhe recomendou: "Levanta-te e come, porque a viagem será muito longa!" Então, ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquele alimento, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Sinai, em Horebe, o monte de Deus." (1Rs. 19.7-8).


Elias vivenciou diversas experiências com Deus. Profeta ousado - não pela carne, mas pelo Espírito do Eterno. Um certo dia... Elias desafia os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e quatrocentos profetas de Aserá (1Rs.18.19). Ele tinha como objetivo "restaurar" o culto ao SENHOR, pois Israel havia abandonado o Altar do Eterno e erguido altar à Baal para lhe prestarem cultos/sacrifício. Ao mesmo tempo que ele queria restaurar o culto/sacrifício ao Eterno, Elias tinha mais dois objetivos além, 1. que o povo reconhecesse que só o SENHOR, era (é) Deus em Israel; 2. que através da resposta de Deus (fazer descer fogo do céu e consumir o holocausto) o coração do povo retornasse à Ele, Deus (1Rs. 18.37). Motivos suficiente para levar o homem de Deus à desafiar 850 profetas. Deus responde a oração de Elias. O Fogo desce do céu e consome todo o sacrifício. Os 850 profetas são mortos. Sem demora, mesmo diante da manifestação de Deus sobre o monte Carmelo, o rei Acabe, corre ao encontro de sua esposa e lhe faz saber o que aconteceu. Interessante, ele não chega para a esposa dizendo: "Amor, grande foi o poder do Eterno. Ele sim é Deus em Israel! Foi o Eterno e Soberano Deus que respondeu com fogo, pois o desafio era que, 'aquele que respondesse com fogo era Deus'. E filha, Deus se revelou à todos nós que só Ele é Deus.", se ele tivesse ficado feliz com o agir do SENHOR seria bom, mas... Ele agiu diferente. Ele conta para a sua esposa: "Elias, fez passar ao fio da espada a todos os profetas de Baal" (1Rs.19.1).

Diante da notícia, Jezabel determina a morte de Elias (19.2). Ao ouvir o mensageiro, o homem de Deus foge para o deserto de Berseba, com o objetivo, de salvar a sua própria vida (v.3). Elias, em sua oração, pede a morte. Mas... Não era o seu fim. A missão não estava concluída. Deus queria usar o seu servo. Então, alimenta-o e lhe orienta a caminhar. É aqui que começo a reflexão...

1. Deus poderia ter naquele momento, no deserto, ter falado com o profeta: "E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria." (1 Reis 19:15.), mas não, Ele permitiu que o seu servo chegasse até Horebe, monte de Deus. O Eterno fala conosco, quando quer e onde quer. No deserto era para Elias apenas comer e beber para seguir jornada. Elias não foi se esconder na caverna, mas com a força da comida ele caminhou até o monte: "Então, ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquele alimento, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Sinai, em Horebe, o monte de Deus." A força da comida era para ele chegar até Horebe.

2.  A pergunta de Deus - Que fazes aqui Elias: Elias diante de Deus revela a razão que o levará a está ali. 1. o povo havia abandonado a Aliança com Deus; 2. destruíram os altares do SENHOR; 3. mataram os profetas de Deus ao fio da espada (v. 10). Ao ouvir as palavras do homem de Deus - embora o SENHOR já soubesse, pois Ele soberano -, o Eterno lhe ordena sair da caverna, e ele sai. Deus fala com Elias. 

É muito fácil quem está de fora chegar e falar alguma coisa, dar opiniões, julgar situações, mas só quem está de dentro sabe. Já vi várias pessoas criticarem a atitude do profeta. Elias não era nenhum SUPER-HOMEM. Ele era apenas homem. 



Comentário...

Olhando para o texto de hoje, podemos perceber que Elias não estava passando por uma crise existencial. Não estava deprimido, como alguns defendem. Vê-o assim, nos leva a entender que, por mais profeta que seja, passamos por momento de medo, nos desesperamos, pensamos estarmos sós. Tem momentos que por mais "vaso" que sejamos, corremos para o deserto da vida, e lá, Deus, por sua infinita misericórdia, envia seus anjos com alimento e água. Nos fortalece, e então, caminhamos. Se é na caverna, Deus vem pessoalmente e conversa conosco.
Não sei se é no deserto ou na caverna que você está, mas sei que o Eterno, segundo a grandeza de sua misericórdia, há de te visitar. Meu querido, minha querida, a obra ainda não terminou... 


Você não vai morrer neste deserto... Nesta caverna.
Assim como você, Deus tem "sete mil" que não se prostraram diante de Baal.
Assim como você, Deus tem homens e mulheres que não se rendem ao mundo.
Que não se rendem ao sistema.

NÃO ACABOU... DEUS TE DIZ HOJE!! LEVANTE A CABEÇA!!   
   






   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *