Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

sábado, 31 de janeiro de 2015

Cristo, o Fundamento da Igreja

"Segundo a graça de Deus que me foi outorgada, eu, como prudente construtor, lancei o alicerce e outro está edificando sobre ele.  Entretanto, reflita bem cada um como constrói.
Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo!" (1Co. 3: 11-12). Leia os versículos - 1Co. 3:1-17.

Graça e Paz amados! É em nome de Jesus, o Filho de Deus, que venho compartilhar mais um texto Sagrado para a nossa meditação e crescimento espiritual.

Estava meditando um pouco no dia a dia da igreja de Cristo principalmente, nas suas mudanças. Quando buscamos estudar os Escritos Sagrados podemos perceber o quanto nos equivocamos. A Palavra do SENHOR não pode ser ENSINADA de forma precipitada, segundo pensamentos humanos, pois assim, cometemos erros gravíssimos contra a Santa Palavra de Deus.

Numa breve (vou tentar ser) reflexão vamos aprender mais um pouco com este servo - Paulo, O apóstolo. 

Vamos lá...

Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, havia pregado a Palavra de Deus em Corinto e muitos se converteram ao SENHOR, porém estava ocorrendo dissensões entre os cristãos e isso, é chegado ao conhecimento do servo de Deus. O problema era o seguinte: "Eu sou de Paulo, e outro Eu sou de Apolo" -, em resposta a isso, disse Paulo: "(...) não estais agindo absolutamente segundo padrões dos homens?" (1Co. 3:4). O servo do SENHOR deixa claro que, Paulo e Apolo eram apenas servos e que, quem dá o crescimento é DEUS, logo, eles (os coríntios) não eram nem de Paulo e nem de Apolo, mas unicamente de DEUS. Em continuidade, o apóstolo trás dois temas de suma importância que eram - "A Igreja, o edifício de Deus" e "Cristo, o Fundamento da Igreja". Ao lermos o capitulo 3 de 1Co., percebemos a gravidade da situação que o servo de Deus enfrentava naquele momento. Dando uma pequena pausa no Texto Sagrado, eu quero te convidar a refletir no seguinte: hoje uns dizem, "Eu sou de 'tal' ministério, outros dizem Eu sou do ministério 'fulano de tal' - logo 'tal' ministério não visita, não se comunica com os irmãos do 'ministério fulano de tal', o que pensa o Eterno acerca disso? Será que Ele louva tais coisas? O problema que naquele instante Paulo estava enfrentando na igreja de Corinto recebe o nome também de DIVISÃO e a divisão trás CONFUSÃO, logo, o Espírito do Eterno não OPERA. 

Atentando para esses dois temas vemos:

1. "A Igreja, o edifício de Deus" - A igreja não pode ser vista ou conduzida como uma Empresa, porém muitos comportamentos de administradores de empresas podem ser percebidos na igreja. De antemão quero logo dizer: A igreja é O Edifício de Deus e não dos homens. Paulo diz o seguinte: "Porquanto nós somos colaboradores de; vós sois a lavoura de Deus e edifício de Deus". (1Co. 3:9 - BKJ Atualizada). Fica claro que ninguém é dono do edifício (igreja) apenas COLABORADORES de Deus - o que já é suficiente. O que tem de gente querendo ser dono não cabe nem num gibi (rsrsrs). Pior é que tem aqueles que ainda bate no peito e diz: "Minha Igreja!" (soa até engraçado). Aprendemos com o servo do SENHOR que "eles" Paulo e Silas eram apenas colaboradores de Deus e que os cristãos (embora ele estivesse falando diretamente aos coríntios, mas serve para os de todas as épocas) eram lavouras e edifícios de Deus. 

2. "Cristo, o Fundamento da Igreja" - Paulo continua: "Segundo a graça de Deus que me foi outorgada, eu, como prudente construtor, lancei o alicerce e outro está edificando sobre ele. Entretanto, reflita bem cada um como constrói".(1Co. 3.10). O apóstolo Paulo diz: "lancei o alicerce", isto implica na pregação do evangelho de Cristo realizado por ele na sua primeira ida à Corinto. Percebemos que ele mostra O Alicerce, o qual a igreja tinha sido edificada. Não existia outro alicerce além daquele que ele havia laçando - Jesus Cristo. Só que, o preocupante era quem estava edificando. O apóstolo trás um conselho: "(...) reflita bem cada um como constrói". Eu não estaria sendo radical, rebelde em dizer que hoje muitos querem edificar conforme a "sua" vontade, mas não conforme a de Deus. Jesus uma certa feita falou aos seus discípulos - mas também se dirigiu à Pedro: "Eu darei a ti as chaves do Reino dos céus; o que ligares na terra haverá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra, haverá sido desligado nos céus". (Mt. 16:19 - BKJ Atualizada). O ligar e o desligar NÃO dependia de Pedro, mas sim de Deus. O SENHOR JESUS naquele momento estava entregando nas mãos de Pedro as chaves do Reino - autoridade para estabelecer aqui na terra o Plano de Deus. Pedro só poderia ligar/concordar o que o Eterno já tivesse ligado/concordado no céu, o mesmo para desligar/não concordar, só o que o Eterno estabelecesse. Em outras palavras, Pedro só faria o que o SENHOR em sua Santa Morada o quisesse. Hoje, muitos não querem orar para saber do Eterno o que está em Seu coração. Qual o seu plano. Quem Ele deseja que seja ungido. Quem o Eterno quer na liderança. Não! Pra que ter o trabalho de orar se é só "concordar aqui que Deus assina no céu"? Isso é o que muitos dizem! 

Vamos imaginar o seguinte: Pedro está com as chaves nas mãos. Um dia decide ligar/concordar, mas o que mesmo, se ele não havia ORADO ao Pai? Então, Pedro olha e diz: "Pai, em nome de Jesus o teu Filho eu venho orar, e como Ele me confiou as chaves do Reino dos céus eu vim, mas vim buscar saber o que o Eterno quer que eu faça. O que o Pai tem determinado para que na terra eu deva executar? Pai, eu não posso fazer o que eu quero, mas sim o que o SENHOR tem estabelecido pelo seu próprio poder. Então, em nome de Jesus o teu Filho mostra-me a tua vontade

Então, aos ministros de Cristo: "reflita bem" como você tem edificado a igreja. O ensino deve ser segundo os Escritos Sagrados, e não segundo as suas concepções. Deus te deu autoridade para exercer o ministério, então honre-O. Não queira guiar, ensinar do jeito que os outros querem, mas sim como o SENHOR já estabeleceu. O Fundamento que é Cristo já está lançado, agora cabe a cada ministro refletir bem sobre o que está ensinando o rebanho do Pastor. O número de pessoas que tem se convertido ao SENHOR cresce, mas muitos estão ensinando de forma ERRADA. Tudo o que se for ensinado, executado na obra do Pai DEVE SER estabelecido pelo próprio Eterno. Normas e Regras sem fundamento Bíblico não é doutrina. NÃO DIGA QUE É PECADO O QUE A PALAVRA DE DEUS NÃO O DIZ. Não seja Fariseu, seja servo de Deus. Não queira conduzir o Rebanho do Pastor pelos teus próprios caminhos, mas sim pelos caminhos que o Pastor tem determinado para o seu rebanho. Nunca esqueça: A IGREJA NÃO É TUA, É DE DEUS. 


Obs. Meu pensamento: "Existem diversos ministérios. Tem aqueles que a mensagem é "Deus é amor, então ame - esse não prega o fundamento de ser discípulo, que é a RENUNCIA - "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; (...) Mateus 16:24". Sem RENUNCIA não podemos ser discípulos de Cristo. (A mensagem em destaque não é minha). Tem também aqueles que pregam "Deus é amor, mas também é Justiça (porém apresentam Deus como um ser carrasco que quando a pessoa comete um deslise - peca - é posto pra fora da cidade (igreja) e o indivíduo, cristão, é OBRIGADO a ficar longe para não contaminar com o seu - pecado - aos demais "santos" - aí se esquecem que O Próprio Jesus, mesmo reprovando as obras da igreja de Laodiceia disse: "Aconselho-te que (...) - Ap. 3. 18a " - Aleluia! Muitos pregam sobre a igreja de Laodiceia condenando-a como - A Terrível, mas se esquecem que O Santo, Vestido de Linho Fino, trouxe O Conselho para a igreja. Prosseguindo: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; (...)Ap. 3:19a. Vemos que Deus não compactua com o pecado, mas que a Sua repreensão e castigo não por sentença, é por AMOR. O Objetivo do Eterno na repreensão dos seus servo é traze-los para mais perto dEle, e não os por para LONGE, como alguns fazem (são líderes, pensam que podem tudo). 


Concluindo... Cristo, o Fundamento da Igreja

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *