Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

"O SENHOR é o teu Pastor?"


"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilasRefrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias". Salmos 23:1-6.

Paz e Graça amados!!
Com muita alegria vos saúdo. Em outro momento escrevi um post com o mesmo texto, porém numa visão diferente, pois no outro falo sobre a confiança e dependência de Deus. Para glória e honra do Soberano e Eterno, estive meditando no texto de hoje e, pude aprender mais um pouco, e é claro que não poderia deixar de compartilhar com vocês. 
  1. Vemos o salmista expressando a sua FELICIDADE de TER o SENHOR como o seu PASTOR. Atentemos para a expressão de Davi: "O SENHOR é o MEU Pastor (v. 1a)" - o salmista em nenhum momento ele disse "O SENHOR é o NOSSO Pastor, logo vemos a sua fala de forma INDIVIDUAL. O que isso significa? Davi estava falando de SI mesmo. Estava expressando em cântico o que de fato o Eterno era para ele - "o Pastor". 
  2. O salmista mostra que O Pastor - Deus o faz deitar em pastos verdejantes - podemos entender que, todo o pastor de ovelhas (animal) tem o cuidado de levá-las para se alimentarem de pastos verdes, não importa quantos quilômetros tenha que percorrer, isso pode levar até dias -  Davi sabia do que estava falando, pois como pastor tinha o cuidado de fornecer às suas ovelhas o melhor pasto. Agora, o salmista diz que o SENHOR o faz deitar em verdes pastos, por essa razão, percebemos que não são as ovelhas que vão em busca do MELHOR PASTO, mas sim o pastor que as leva. O SENHOR JESUS disse: " Eu sou o bom Pastor;(...)" Jo. 10.11 - podemos assim crer que Jesus por ser o Bom Pastor nunca vai querer nos fornecer um alimento ruim, mas sim o melhor - a sua Palavra. 
  3. Indo um pouco mais além, vemos que o SENHOR sempre nos levará à lugares bons - aí você me pergunta: "E as lutas, dificuldades, desertos, são bons"? Não, mas todo o trajeto que as ovelhas (animal) fazem tem dificuldades, andam pelos desertos, porém o pastor está presente para lhes ajudar em tudo o que for preciso. No caso das ovelhas de Jesus não é diferente, o Mestre, O Bom Pastor está presente para nos ajudar a chegarmos em segurança onde Ele quer nos por - acima de tudo o CÉU.
  4. Davi diz: "guia-me" - cheguei onde muito queria - muitas vezes nos rendemos apenas no primeiro versículo e, quando temos coragem de ir até o último meditamos no que queremos, dessa forma buscamos para nós apenas o que nos é conveniente. Davi não poderia falar - O SENHOR É MEU PASTOR - em nome de sua família, do povo de Israel, Não! É algo muito pessoal. Eu não posso dizer que o SENHOR é o pastor da minha filha se eu nem sei se o coração dela expressa, deseja isso. Não posso falar por meus pais, pois também não sei. Só posso falar por mim! Outro mais, como dizer que " o SENHOR é Meus Pastor se não permito que Ele me guie? Sou eu quem decido as coisas; faço do meu jeito; vou para onde quero; sou livre pra fazer o que EU QUERO, esse deve ser o pensamento de alguém que tem o SENHOR como o seu Pastor? 
  5. Como todo pastor, Jesus também tem Vara e Cajado - não para matar, ferir como muitos tem feito, mas sim para consolar. É possível isso, a Vara e o Cajado do SENHOR trazer consolo? SIM!! Esses instrumentos utilizados pelo pastor serve para a proteção das ovelhas e punição para os inimigos delas - lobos, chacais, ursos, leões e ladrões -, nas Mãos do Bom Pastor Jesus, não é diferentes, pois Ele nos protege trazendo à nós a correção, disciplina - tudo isso por amor "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo;(...)". Ap. 3.19. Muitos que Jesus como o seu Pastor, mas rejeitam a Sua Vara e o Seu Cajado, aí fica difícil. 
Para todos aqueles que tem de fato o SENHOR como o seu Pastor e obviamente é guiado por Ele, tem:
  • Providência;
  • Pastos Verdejantes;
  • Águas Tranquilas;
  • Refrigério;
  • Companhia para andar pela justiça - por amor do Seu Nome;
  • Fé;
  • Vara e Cajado
  • Mesa Preparada;
  • Tem Unção
  • Bondade e Misericórdia para que siga a todos, todos os dias da vida;
  • Casa - para habitarmos por longos dias.

E agora, O SENHOR É DE FATO O TEU PASTOR ou é apenas mais um dizer teu? Pense nisso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *