Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

terça-feira, 4 de março de 2014

"A Sunamita"

"Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita. Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou". 2 Reis 4:25-27.
O que podemos aprender com essa mulher, a qual a bíblia não nos revela o seu nome? Hoje, pela manhã, estava orando a Deus e, por hábito de nas orações fazer citações bíblicas, citei a história dessa mulher. Há quem critique a atitude da sunamita, mas eu, em oração, louvei a Deus pela atitude SÁBIA dela. Sábia? Porquê?
  1. Ela "...  foi ao homem de Deus..." - Essa mãe, ao ver o seu filho morto em seus braços, se desespera. Ela pega o filho que está morto em seus braços, e vai até ao quarto(que ela e seus esposo havia preparado para o profeta Eliseu): "E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu"2 Reis 4:21. Ao agir assim, não quer dizer que a mulher esperava que o filho ao ser deitado na cama - que Eliseu dormiu - fosse ressuscitar. Então, parte ao encontro do homem de Deus. Não é sempre que no momento de desespero tomamos "atitudes corretas". Certas situações, quando não está no nosso controle, nos levam muitas vezes a partir para uma ação fora do normal. A sunamita sabia que o que estava acontecendo não era "natural", mas sim, "sobrenatural". Quando conseguimos ter "percepção" em determinadas situações, a nossa atitude será correta. 
  2. "...  ao monte Carmelo..." - O lugar onde o profeta estava era um monte - monte Carmelo. Podemos perceber a dificuldade que a mulher encontraria para chegar ao seu destino. Mas, não importava as dificuldades, ela queria era "uma resposta". Será que você já se deu conta da tua realidade? Das vezes que desistiu de alcançar seus ideais, simplesmente porque as dificuldades eram muitas, tinha muitas berreiras, resistências, e aí, abriu mão de alcançar seus objetivos. Essa mãe tinha o seu - ver seu filho correndo, brincando, sorrindo, mais uma vez. Não importava se o caminho era difícil, ela sabia o que queria. Interessante, não era apenes a distância, ou as dificuldades do caminho, ainda tinha a questão - momento/tempo -, vejamos o que fala o marido: "Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado"2 Reis 4:23. Em outras palavras, hoje "não é momento certo" de ir ao homem de Deus. Mas ela disse: "Vai tudo bem". Essa foi a resposta da mulher ao seu marido. Uma certa feita, ia Jesus para Jericó, e Bartimeu, mendigo , ouvindo que Jesus ia passar, começou a clamar: "E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim". Marcos 10:47. Ele clama, mas a multidão o repreendiam para que se calasse, porém, ele - Bartimeu -, insistia. E Jesus o manda chamar. Imaginem se ele tivesse se rendido à pressão? Teria sido curado? NÃO! Ele não olhou para as dificuldades - a multidão -, antes, falava mais alto. Lembremos sempre, não importa os impedimentos, Deus quer nos abençoar, então não desista!
  3. "... Eis aí a sunamita. Agora, pois, corre-lhe ao encontro..." - De longe, o homem de Deus vê a mulher e, manda o seu servo Geazi ir ao encontro da sunamita fazendo-lhe a seguinte pergunta: "Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. Mas, lembremos bem, "não ia nada bem". O marido estava triste, ela também, e o filho morto. Mas, o que levou essa mulher a esconder de Geazi a dor? Há uma explicação: O negócio, o assunto, era com o homem de Deus - Eliseu. Aprendemos aqui: Geazi - representa os outros - tem pessoas que sai falando pra todo mundo as suas dores, angustias, decepções, e o que resolvem? Nada. Piora. Tem gente que ouve e sai falando. Julgando. 1º Se ela falasse para o servo de Eliseu, ele, obviamente, repudiaria a atitude da mulher. Isso falo sem medo errar. O que Geazi faz quando a sunamita chega diante de Eliseu? "Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la" - se diante do homem de Deus Geazi agiu dessa forma, imagine a mulher lhe declarando o motivo da sua vinda ali. O servo de Eliseu foi também um impedimento para aquela mulher. "... disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou" - Geazi não tinha visão. Não percebeu a dor, a angustia, o sofrimento da mulher, antes quis ignorar a atitude da mesma de segurar os pés do homem de Deus. Em contraste a isso, o profeta revela o estado da mulher "porque a sua alma está triste de amargura", porém, não sabia a causa. Deus havia lhe ocultado. 
Sabemos que o SENHOR nos conhece, sabe o que vamos falar, conhece os nosso pensamentos e sentimentos. Conhece a nossa estrutura, e lembra-se que somos pó. Olhando o momento que a sunamita vivenciou, lembrei-me de Marta e Maria, pois: Quando o filho da mulher ficou doente, Deus não revelou ao seu servo Eliseu, antes lhe ocultou. A vida não foi ao encontro do lar da mulher, mas ela foi ao encontro da vida. Já Marta e Maria, Jesus sabia que o seu amigo Lázaro estava doente - em sua onisciência - e também, as irmãs enviaram mensageiros a falar que Lázaro estava doente. Jesus, porém, foi quando o seu amigo já estava morto. Então, a Vida chegou no lar/na família de Marta e Maria. 

Independente das inúmeras dificuldades que você venha enfrentar, não conte para "OS GEAZIS DA VIDA" a tua dor. Mas, conta ao Único que tem o Poder de Mudar o teu momento de dor, para o Momento de Alegria e Milagres!!

Que o Senhor em Cristo Jesus, o nosso Salvador, lhes abençoe e lhes dê Vitórias!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *