Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Vivendo os Propósitos de Deus!!

Graça e Paz da parte do SENHOR!! =)

"Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido". Jó 42:1-2.

Diante do texto em questão, vejo a grandeza e o poder Deus. Ainda estando em uma faze de miséria e dor, o patriarca Jó engradece a YAHWEH (SENHOR). Ele reconhece o ABSOLUTISMO de Deus. Sua Grandeza. Seu DOMÍNIO SOBRE TUDO. 
Lendo (leitura profunda) os 42 capítulos do livro de Jó podemos perceber que: 
  1. Deus dá testemunho de JóE disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Jó 1:8. O SENHOR olha de Sua Morada a terra e ver UM homem cuja as qualidades que este possuía nenhum outro as tinham. Atentemos para QUEM deu o testemunho - DEUS. O SENHOR não estava falando da aparência de Jó, mas sim do seu conteúdo. Do seu caráter. Enquanto Satanás nos julga pela aparência - Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Jó 1:9-12. Para Satanás, Jó adorava, servia a Deus pelo o fato de o SENHOR o haver abençoado, pois o patriarca era o mais rico do Oriente.
  2. As perdas de Jó - Os versículos 12-19 do capítulo 1 vemos as más notícias que vieram ao seu encontro, ele perdeu tudo o que tinha (material) e ainda mais os filhos - todos eles. 
  3. A reação de Jó - Ele se levanta - na maioria das vezes, quando recebemos uma má notícia a nossa reação é ficarmos inerte/parados, depois de cair "a ficha" é que vamos fazer alguma coisa. O patriarca fez diferente. Ao receber a "as más notícias" ele se levanta e faz quatro coisas: rasga o seu manto, raspa a sua cabeça, se lança em terra e adora. Agora, eu quero dar uma pequena pausa no cenário visível e convidar você a irmos para o INVISÍVEL - Satanás pergunta à si mesmo: o que ele (Jó) está fazendo? Por que ele (Jó) está RASGANDO o seu MANTO que custou tão caro, RASPANDO suas Cãs brancas, se LANÇANDO em TERRA depois de um bom banho e ter posto o seu MELHOR perfume? Não acredito no que estou vendo(fala Satanás), ele esta ADORANDO AO ALTÍSSIMO? NÃAAAAAAO!! NÃAAAAAO!! Ele CONTEMPLA a ATITUDE de Jó, pois não esperava essa reação do patriarca. Ele esperava que Jó BLASFEMASSE contra Deus. Veja a cara FRUSTRADA dele. Ele fica furioso, pois Jó ADOROU ao SENHOR. 
  4. A insistência de Satanás - Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Jó 2:4-5. O Adversário veio se não para roubar, matar e destruir(representado pelo ladrão) - "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;"(...)Jo.10:10a
  5. A atitude de Jó - Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Jó 2:10. O patriarca refuta o conselho da esposa - amaldiçoa a Deus e morre -"Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Jó 2:9. Não poderia deixar de apontar a expressão da mulher - "ainda reténs a tua sinceridade". Uma coisa de suma importância vemos nessa expressão - embora Jó tivesse perdido TUDO e estava diante da perda da saúde, ele permaneceu SINCERO diante de Deus. Independente do que nos sobrevenha, precisamos/devemos PERMANECER SINCEROS/FIEIS ao SENHOR. Não podemos dar ouvidos a conselhos que venha nos AFASTAR de Deus , ou até mesmo, nos afastar dos PROPÓSITOS do Eterno e Poderoso Deus. Jó não ATENTOU para os conselhos de sua esposa, antes a repreendeu.
  6. Os "amigos/acusadores/julgadores" - Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem. Jó 2:11. Uma coisa é "ouvir" e outra coisa é "ver". Os amigos de Jó ao "ouvirem" sobre a sua situação, saíram de onde moravam, conversam entre eles e decidem "consolar" a Jó, porém ao virem a situação do patriarca a história muda. Começou a conversa. Jó fala, seus amigos falam. Ninguém entendia nada do que estava acontecendo. Jó não sabia, e muito menos os seus amigos, o que dias atrás havia acontecido, na eternidade tinha havido um diálogo - Deus e Satanás. Quem era o assunto? Você Jó! Deus conhece os seus filhos. O inimigo acredita que conhece, mas se engana. Satanás trazia consigo a esperança de que em algum momento Jó iria BLASFEMAR contra DEUS. 
  7. Deus fala - "Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Jó 38:1-4. Olhemos a resposta do patriarca: Então Jó respondeu ao Senhor, dizendo: Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca.Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei. Jó 40:3-5. Diante da resposta do SENHOR ante as palavras de Jó vemos que, Deus tem todas as respostas às nossas indagações, e nós, temos às Suas? Não. Não entendemos a maneira do Altíssimo Deus trabalhar em nossa vida. Embora Satanás tenha levado tudo de Jó, teve uma coisa que ele não levou - A SINCERIDADE PARA COM DEUS -, isso o patriarca tinha em seu coração. Ainda que tudo houvesse desmoronado na vida do servo do Senhor, vemos a prova de que DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO. Não importa as mais diversas lutas, provações, privações, é Deus quem vela por nós. 
  8. Reconhecendo a Majestade e Poderio de Deus - Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:1-6. Jó reconhece que:  Deus PODE - Deus é a fonte do próprio poder, seja no céu ou na terra; os propósitos de Deus não podem ser impedidos - tudo aquilo que o SENHOR deseja fazer, não existe  ninguém que o impeça.
  9. Referente ao que ocorreu com Jó, qual era o propósito de Deus? - No capítulo 1 vemos Deus dando testemunho do seu servo e no cap. 2 isso se repete. O propósito de Deus era mostrar para Satanás que Jó O servia não pelo o que o SENHOR lhe concedeu/concedia, mas sim PELO  O QUE DEUS É. Deus estava na vida de Jó acima de tudo e todos. Acima de suas riquezas, família, amigos e servos. O coração desse homem não estava preso à nada desta vida, mas sim em Deus. Os seus filhos já eram maiores de idade, mas esse pai continuava fazendo sacrifícios a Deus pela vida deles. Tinha tudo, mas ao mesmo tempo tinha nada - embora fosse o mais rico do Oriente. Deus tinha razões para realizar seus PROPÓSITOS na vida desse homem.
  10. Deus vira o cativeiro de Jó E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Jó 42:10. A ira do Senhor veio sobre os amigos de Jó, pois eles não falaram de Deus o que era reto como o patriarca falou. Deus manda que eles oferecessem sacrifícios, porém o SENHOR só receberia se fosse Jó que orasse, porque a eles o SENHOR não os ouviria. Jó ora, e o Deus vira o seu cativeiro e logicamente cumpre o que falara aos amigos retirando a sua ira de sobre eles. Agora, mais uma vez quero dar uma pausa no mundo físico e convido-os a irmos ao invisível - Satanás olha toda a cena, pois estava acompanhando todo o processo do servo de Deus. Ele estava na arquibancada torcendo que Jó BLASFEMASSE DE DEUS. Os dias se passaram, Jó permanece SINCERO. A situação não  levou de si seu caráter - "íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal". O Inimigo sai frustrado, pois ele se enganou. Agora Deus havia dado um basta. O adversário não poderia fazer mais nada. Jó venceu a provação!! Aleluia!! Aleluia!! Aleluia!!


"Não importa o tamanho da dor, do problema, da luta, 
Deus é quem está no controle da nossa vida".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *