Banner

Quando a Voz de Deus Soa - Propagando o Reino de Deus

Parcerias



Palavra Diária - Blog Evangélico de estudos da palavra

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Salmos 23


Salmo de Davi 
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilasRefrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. (Sl.23.1-6)
Vermelho - O salmista expressa a sua alegria em ter o SENHOR como o seu Pastor. Experiente na área de pastorear, Davi sabia os cuidados que todo o pastor tem com o seu rebanho. Ele busca o melhor PASTO. Leva às águas doce, e tranquila - Aprendemos com Davi o quanto Deus é ZELOSO, PROTETOR, e PROVEDOR. Quem confia em Deus, descansa. Por que se preocupar se Ele está no controle de tudo? Por que temer se Eles está conosco? A vara e o cajado são os principais utensílios que todo o pastor possui. Segundo a Wikipédia, em algumas ocasiões, o cajado podia ser utilizado como arma. O cajado tem duas funções principais: Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado. Deus é o nosso Pastor, e as suas ovelhas conhece a sua voz.
 Azul - O refrigério no salmo 23 é sinônimo de tranquilidade, de paz. Este é um pedido que todo o cristão deve fazer a Deus - guia-me pelas veredas da justiça - o salmista Davi pediu ao Senhor que o guiasse no caminho da justiça, por amor ao Seu nome. Para liderar, é preciso agir com justiça. Para servir a Deus na beleza da sua santidade, precisa-se de está no caminho da justiça, e Deus é, o Único que pode nos guiar por este caminho.
Rosa - vale da sombra da morte - O salmista se referia a este vale no seu sentido real, O Vale da Sombra da Morte é um desfiladeiro aladeirado, denso e apertado. Segundo alguns historiadores, neste vale, haviam algumas cavernas e onde se era preparado as emboscadas. Davi sabia que dependia totalmente da presença de Deus, e que sem o Senhor, O Bom Pastor, ele não poderia vencer os seus inimigos. Vemos na expressão do do servo de Deus - não temeria mal algum, porque tu estás comigo - Davi expressa a sua confiança unicamente em Deus, embora tivesse muitos à os seus serviços, mas, era no Senhor que ele depositava total confiança.
 Verde - É impressionante esse pedido de Davi - Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos - Quem nunca se deparou com uma situação onde tivesse que orar a Deus para que Ele pusesse para bem longe aqueles que investem contra a sua vida? Davi nos ensina diferente: pedir a Deus que prepare uma mesa perante (mim, ti) na presença dos inimigos. Nada de pedir que Deus mate, que ponha para longe. Peça ao Senhor que todos aqueles que buscam ver a tua queda, o teu mal, estejam juntos com você sentados à mesa, para contemplarem a GLÓRIA DO SENHOR na tua vida.
Mostarda - A expressão de Davi já neste trecho, revela a certeza da bondade e misericórdia de Deus, pois, ele tinha o Senhor como o Pastor de sua vida. O salmista não quis dizer que seria fácil servir ao Senhor, mas sim, que, independente das inúmeras dificuldades que ele iria passar a bondade e misericórdia do Senhor o seguiria por todos os dias de sua vida.
Azul-Escuro - Está na casa de Deus é uma Vitória concedida pelo Senhor. o rei Davi passava por muitas guerras, e tinha razões de sobra para está na presença do Senhor buscando a sua face. Esta oração não é um diálogo, pois para ser diálogo, se a trocas de falas entra as pessoas da situação. Mas, o que podemos entender nesta oração? O reconhecimento de Davi, com relação a Deus. Vemos todo o momento o salmista se expressando, sem a intervenção do Pastor. Davi se dirigia a Deus, e o Senhor o ouvia.
Que venhamos viver realmente a palavra de Deus como ela é. Sem hipocrisia. Deus conhece o nosso coração. Ele sabe quando estamos sendo verdadeiros, ou não. Deus não se engana. Você realmente confia em Deus? Será? Analise bem o seu coração, e viva a palavra do Senhor como Ele o que que você viva. 
Cristiane Correia 
Na Graça do Pai... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgar Blog

Divulgar Blogs

Compartilhe Com os Seus Amigos!!

Google+ Badge

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *